Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Informação nutricional importante – Gordura do Pato

Tendo em vista a eventual dificuldade de aceitação de peixe (sardinha, atum, cavala, cavalinha e porquinho) por algumas pessoas (crianças), pesquisamos e encontramos outra alternativa, além da oferta de algas, para a complementação do ômega 3 e ômega 6, sempre com o objetivo de uma proposta nutricional natural.

Trata-se da gordura da pele do pato, que contém: 1.025mg % de ômega 3 e 12.299mg % de ômega 6. Tais produtos podem ser consumidos à partir da seguinte forma de cocção do pato:

 

Ingredientes para extração da gordura do pato:

-pato limpo;

-copo grande (tipo de requeijão) de vinho branco seco;

-500ml de suco de laranja;

-cebola grande fatiada;

-dentes de alho amassados.

 

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes em uma panela de pressão, quando iniciar a pressão cozinhe por 30 minutos; após este tempo abra a panela, retire o sobrenadante, que é uma camada gordurosa (habitualmente muito grossa), coloque em uma panela adicionando temperos de hábitos domiciliares (pessoal de cada família), acrescente alecrim ou tomilho, aqueça moderadamente sem ferver, após todo esse processo despeje o conteúdo em formas de gelo e coloque-as no freezer para congelar.

 

Assim você terá cubos de gordura de pato já temperados, que poderão ser utilizados para TODO e qualquer uso, como por exemplo, no lugar de tempero alimentar em cocções de arroz, feijão, assados, frituras e etc., substituindo temperos industrializados e óleos em geral.

Quanto ao pato que sobrou na panela de pressão, coloque-o com o restante do caldo em um refratário e leve ao forno pré-aquecido.

Prepare o molho que será usado para pincelar o pato de 10 em 10 minutos por 4 vezes, sendo a última das vezes regando-o com o restante do molho que sobrou.

 

Ingredientes para o molho:

-100ml de shoyu de sua preferência;

-colheres de sopa de mel;

-50ml de suco de limão, de preferência siciliano;

-colher grande, das de sopa, cheia de gengibre ralado;

 

Modo de preparo do molho:

Misture tudo e aguarde no mínimo 10 minutos para usá-lo, conforme referido acima (pincelando o pato de 10 em 10 minutos) e regue o pato com todo o restante no final.

 

O pato que está em cozimento no forno deve ficar por no máximo 40 minutos. Neste caso você terá uma amostra do que podemos chamar de “Pato à Pequim”, cuja pele é extremamente saudável.

Estas alternativas, principalmente a gordura e a pele do pato, são de alto teor de ômega 3 e 6 e consideradas extremamente saudáveis.

Lembrem-se de que somente a pele de 2 animais é potencialmente saudável para ingestão de qualidade nutricional:

– a pele de peixe, que contém altos níveis de fosfolipídios;

– a pele de pato, com sua gordura que tem alto nível de ômega 3 e 6.

godura-do-pato-imagens