Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Epidemia de gripe

A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a vacinação este ano no hemisfério sul é que as vacinas contenham os vírus inativados similares aos das seguintes cepas:
– A/Sidney/5/97 como vacinação contra vírus H3N2
A/Nova Caledonia/20/99 como vacinação contra vírus H1N1
B/Beijing (Pequim)/184/93 ou B/Shandong/7/97
Estas vacinas ainda estão em elaboração e somente estarão disponíveis em nosso meio a partir de março. Existem vacinas antigas, com outras cepas, que devem conferir preteção de menor efeito às cepas que agora afetam o hemisfério norte e só devem ser tomadas por pessoas que vão viajar para lá, preferentemente 15 dias antes da viagem. Vacinas com cepas adequadas estarão disponíveis no nosso meio desde março de 2000.
Existem medicamentos que podem ser usados como profilaxia ou como tratamento da influenza. A amantadina e a rimantadina só são úteis na profilaxia ou tratamento de gripe causada pelo vírus Influenza. A, com uma efetividade de 20 a 60% em relação ao placebo na prevenção quando tomadas no início de um surto e por duas semanas até o decréscimo de atividade do surto ou epidemia. Se forem usadas no tratamento só funcionam se tomadas nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas e o efeito observado é a redução da duração da febre em 1.3 dias. O tratamento deve ser feito no máximo por 5 dias, ou 24 a 48 horas após o fim dos sintomas. Duas novas drogas, inibidoras da neraminase viral (enzima essencial à reaplicação viral), podem ser usadas para profilaxia e tratamento: o zanamivir e o oseltamivir, a despeito de serem pequenos os estudos já divulgados. Nos Estados Unidos, o zanamivir é aprovado para tratamento de doença aguda não complicada em maiores de 12 anos de idade, entre os que estiverem sintomáticos por menos de 2 dias. É ministrado por inalação, na dose de duas inalações por dia, por 5 dias e pode causar broncoespasmo, de modo que deve ser usado com muita cautela em asmáticos ou pacientes com doenças pulmonares obstrutivas crônicas como a bronquite e o enfisema.
O aseltamivir é aprovado para a mesma situação clínica, só que somente para adultos (>17 anos de idade). É dado por via oral, 75mg (um comprimido) duas vezes ao dia, por 5 dias e não deve ser usado em pacientes com insuficiência renal crônica grave (depuração de creatinina menor que 10ml/min). A droga pode causar náuseas e vômitos e deve ser tomadas às refeições.
A FDA (Food and Drug Administration dos EUA) deixou claro que as drogas anti-virais não previnem as infecções bacterianas pulmonares que se seguem à influenza e só tem mostrado-se efetivas se iniciadas precocemente, ou seja, até no máximo 48 horas do início dos sintomas. O benefício destas drogas tem sido um discreto encurtamento do tempo de doença excreção viral. Nenhuma delas foi aprovada para uso preventivo da gripe.
Prof. Dr. Zan Mustacchi