Cognição

O pessoa com de comprometimento intelectual, caracterizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como ‘deficiente mental’ e também definido na literatura como ‘criança especial’ ou ‘criança diferente’, apresenta primariamente um déficit de cognição, que de acordo com André Guilherme Polito (Autor de: Melhoramentos: Minidicionário de Sinônimos e Antônimos, São Paulo, 1994) significa: ‘compreensão, entendimento, percepção, conhecimento’. E se consultarmos um série de outros dicionários, cada qual tentará, usando da mais ampla gama de vocábulos, explicar o que é ‘cognição’ e, consequentemente, não temos uma “melhor” definição.
Tentaremos fazer uso de modelos, para que possamos entender melhor esse termo tão usado e de certa forma “impalpável”.
Quando pergunto-lhes “Como é a pia do seu banheiro, isto é, quantos registros e quantas torneiras existem em sua pia?”, terei duas possíveis respostas: a primeira será “1 registro e 1 torneira”, óbvia e sem questionamentos; e a segunda será “2 registros e 1 torneira”, situação esta que obviamente permite-nos a seguinte pergunta “Por que 2 registros e 1 torneira?”, e a resposta, na grande maioria das vezes será “Para termos água quente e água fria”; traduzindo-se, portanto, essa última situação como sendo a de um ‘misturador de água’. Essa resposta é aquela que esperávamos, entretanto a segunda resposta, que será “Para termos mais água”, também é correta e lógica, mas não nos satisfaz e este é o clássico modelo relacionado ao comprometimento cognitivo existente nesta segunda resposta. Seguindo-se a mesma linha de raciocínio, poderemos complementar com a pergunta “Como sabemos qual é o de água quente?”, a melhor resposta que qualifica uma boa cognição é, necessariamente, aquela que definirá a diferença caracterizando uma “marca”, no caso será “um ponto” de cor vermelha para o registro de água quente ou de cor azul para o de água fria. Esta situação novamente expressa um modelo de capacitação cognitiva, que está comprometida na população que teremos que aprender a ensinar.