O comprometimento na população

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, quando a nossa população era de 130 milhões de habitantes, havia 13 milhões (10% de deficientes na população), dos quais 50% (6,5 milhões) eram pessoa comes de deficiência mental, perfazendo 5% do total de habitantes; 2% de deficiência física; 1,3% de deficiência auditiva: 0,7% de deficiência visual e 1% de deficiências múltiplas. Desta forma, cerca de ¼ (25% de nossa população) estão, de certa forma, intimamente comprometidos, considerando-se que o coeficiente populacional indica algo em torno de 4,2 pessoas por família. Dos coeficientes, 8,7 milhões não recebem qualquer tipo de atendimento e somente 4,3 milhões (aproximadamente 50%) tem um atendimento considerado razoável.
É importante ressaltar que inúmeras anomalias congênitas e genéticas seriam evitadas com o aspecto educativo e que, principalmente a síndrome de Down, que ocorre na prevalência de 1/600 nascidos vivos na última década, em nosso país, seria responsável pela frequência de 2% de toda a população com algum tipo de comprometimento.
No Brasil, como em qualquer outro país, a saúde tem aspectos políticos, mas para que possamos melhorá-la, devemos desvinculá-la do partidarismo, de modo que os sucessivos governos fiquem comprometidos com o programa de educação, saúde e prevenção.