Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Teratogênese – Malformações de origem ambiental

Entre os fatores ambientais destacam-se, por sua comprovada ação teratogênica, os seguintes: agentes infecciosos, radiações ionizantes, agentes químicos, hormônios, anticorpos e, provavelmente, desnutrição e hipóxia.
O tipo de comprometimento produzido por estes é denominado lesão, que corresponde ao distúrbio morfológico de um órgão, parte de um órgão ou de uma região mais extensa do corpo, resultante de uma falha extrínseca no mecanismo normal de desenvolvimento ou de interferência nele.
Dentre os fármacos perigosos quando usados por gestantes, citam-se principalmente: talidomida: antiemético e sonífero; quinina: antimalárico; aminopterina: antagonizante do ácido fólico; busulfan e tolbutamida: usados na leucemia e diabetes; dietilbestrol e outros.
Importante destaque deve ser dado ao álcool, desencadeador de anormalidades tais como: retardo dos crescimentos pré e pós-natal, pequenos índices de Apgar, amamentação débil, à síndrome Alcoólica Fetal anormalidades esqueléticas, anomalias cardíacas (geralmente defeitos septais) e do trato genito-urinário (grandes lábios hipoplásicos, hipospadias).
Prof. Dr. Zan Mustacchi