Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Se Você não cuidar de seu corpo, onde irá viver? Sylvania Kabiljo

Terapeuta e Educadora do CEPEC-SP (Centro de Est. e Pesq. Clín. de S. Paulo);
Graduada pela FFLCH/USP e Licenciada pela Faculdade de Educação da USP; Consultora em Metafísica da Saúde, especializada nas áreas de: Acupuntura Auricular, Shiatsu, Shantala, Cromoterapia, Florais de Bach, Reflexologia, Moxabustão e Ventosa.
Seu corpo é a única coisa que você manterá por toda sua vida. Disso você já sabe, mas será que você realmente se dá conta da importância disso? Não podemos dizer isso de mais nada – seu carro, sua casa, sua família, seu “amorzinho”, seus bens, seu discurso, tudo isso vai passando. Seu corpo continua aí…
Seus valores mudarão, você vai trocar ainda muitas crenças, trocará pensamentos, muitos gostos vão mudar, muitas prioridades, enfim quase tudo.
Seu corpo continuará… O mesmo corpo… Pode ser que esteja melhorado, renovado… ou não.
Seus sentimentos também mudarão, serão transformados e você não sabe, de verdade, do que é que estará gostando, curtindo, querendo daqui a um ano, seis meses, uma semana, amanhã!!! Entre hoje e amanhã você poderá experimentar uma frutinha que tenha um gosto tão bom para você que pode ser que ela nunca mais saia da sua cabeça e da sua vontade. Ou você acha que nada mais vai te surpreender? Pode ser uma frutinha pequenininha, ou pode ser um olhar, um sorriso, pode ser uma expressão de alguém conhecido ou não; o fato é que seu mundo de pensamentos e emoções será outro daqui a pouco. Você estará diferente logo mais… E o seu corpo…Será o mesmo.
Ele também vai mudando, se transformando, muito mais pelo efeito dos seus pensamentos, de suas crenças e de seus sentimentos, do que pelo passar do tempo ou pela lei da gravidade.
Será que você faz idéia do quanto o estado do seu corpo é resultado das suas crenças? Todos os dias à nossa volta temos exemplos de gente com aparência mais jovem que a idade cronológica, pessoas rejuvenescendo dia a dia e também o contrário – velhos de vinte e poucos anos e jovens com mais de setenta. A opção é pessoal.
Em que você acredita???
Você está cuidando bem do seu corpo?
Seu corpo está funcionando bem?
Como está seu nível de energia e disposição?
Você se alimenta com atenção e respeito ao seu corpo ou só “mata a fome”?
O que você sente que precisa melhorar? Seu nível de energia ou sua aparência? Os dois?
Neste mundo físico, a única coisa que te acompanha desde o seu nascimento até a morte é o seu corpo. Você o trata como um amigo? Ou apenas o usa, como um utensílio qualquer?
Nosso corpo funciona como um canal de energia. Captamos essa energia de várias formas, sendo as mais palpáveis a respiração e a alimentação. Sem bloqueios essa energia flui de maneira espontânea, suave, equilibrada, criativa. Quando bloqueado o fluxo, por qualquer motivo, essa energia não-expressa começa a gerar desconforto, desequilíbrio, dor, deformação, sintomas psicossomáticos, doenças. Para restabelecer os níveis bons de energia, o primeiro trabalho a ser feito é o de remoção dos obstáculos ao fluxo natural desta energia pelo corpo. À nossa primeira percepção destes bloqueios internos chamamos de tensão…
Qualquer tensão ou desconforto reduz sua vitalidade, funcionando como um vazamento de energia. As tensões surgem principalmente nos campos mentais e emocionais, e, ao atingirem o corpo físico, reduzem em todos os níveis seus potenciais de atuação e presença na vida.
Como vencer o desconforto gerado pelas tensões? Temos duas formas principais de reduzir este desconforto:
1) Conscientizar-se das causas e atuar efetivamente para vencê-las (este é o trabalho inteligente) ou;
2) Deixar do jeito que está e fazer outras coisas, desfocando a atenção, ou seja, reduzindo o próprio nível geral de energia e consciência. Muitas vezes esta opção parece mais fácil e rápida, e, para reduzir a tensão, mergulhamos em outras fontes de prazer imediato como busca constante de emoções fortes (filmes, jogos, videogames), trabalhar demais, leitura compulsiva, vícios, excesso de exercícios físicos, comer demais, drogas e outras compulsões.
Dependendo das opções feitas encontramos prazer genuíno, embora o desgaste a curto, médio ou longo prazo seja certo e previsível. Outras opções levam a caminhos de desequilíbrio físico/psíquico gerando sintomas psicossomáticos dos mais diversos e inteiramente personalizados.
Equilíbrio no trato com seu corpo e satisfação com isso só se torna possível quando você o escuta. E o corpo está sempre respondendo. Nossos sentidos estão baseados no corpo (corpo-alma) e respondendo através dele.
Nosso corpo sempre indica o melhor para nós. O corpo sabe indicar o bom, e está continuamente fazendo isso. O bem é sensorial. Antes de qualquer pensamento o corpo já respondeu. Sempre. Repare… Ouça mais seu corpo. O corpo é a parte palpável da alma… Aprenda a ouvir seus sinais.
Corpo, mente e alma formam uma unidade e a separação corpo-mente-alma é apenas didática. Restabelecer a unidade corpo-mente-alma, percebendo e aceitando a sabedoria corporal, é o objetivo primeiro na busca de um bem-estar realmente significativo.
Para ajudá-lo neste processo, além destas dicas e reflexões, o CEPEC, através da educadora e terapeuta Sylvania Kabiljo, oferece diversas opções de terapias corporais para reativar, desestressar, auxiliar na sensibilização integral à sabedoria corporal.
Quando nos propomos a ouvir mais o próprio corpo os resultados são no mínimo revitalizantes e muitas vezes surpreendentes. Permita-se, afinal …