O estado da prevenção

Apesar dos avanços recentes na promoção de uma medicina altamente sofisticada, baseada em modelos preestabelecidos, provenientes de grandes centros, onde prevalece a tecnologia e a auto-suficiência, em nosso meio ainda persistem conceitos fundamentais da prevenção na área da saúde, que devemos relembrar.
No campo da prevenção, sabe-se que quanto maior o investimento, melhor serão os resultados práticos, em relação à saúde, aprendizagem e, consequentemente, à produtividade dos indivíduos na comunidade.
Bem menos enfatizado, mas não menos importante, é o trabalho de reparação, na abordagem da criança deficiente. Essa reparação deve compreender uma melhor elucidação quanto aos processos anormais de desenvolvimento embrionário, utilizando mecanismos apropriados de investigação diagnóstica, que permitiriam aos profissionais da saúde empregar medidas adequadas, propiciando a esta população melhor adaptação à sociedade com uma adequada condição educacional.