O elo do aprendizado

As pretensões, assim como o ideal e a necessidade de construir, são sem dúvida a chave-mestra do entusiasmo da vida onde múltiplos fatores estão envolvidos, sendo a capacitação profissional um dos alicerces dessa estrutura.

A didática está intimamente relacionada com um vínculo empírico através da empatia pessoal entre o aluno e seu professor. Visando a capacitação do aluno, o professor deve transmitir, com responsabilidade e entusiasmo, a experiência que foi adquirida através da prática e dos conhecimentos técnicos que acumulou com o passar dos tempos, aproximando o aluno ao cotidiano das necessidades sociais, dando-lhe bases para determinações morais e decisões individuais; evitando, desta forma, que determinadas situações gerem uma repugnância por ignorância ou mesmo por temor, por mais catastrófica que possa lhe parecer a situação.
A consciência dos nossos limites confere a certeza da capacidade de reconhecer até onde sabemos, o que podemos fazer, como e quando. Devemos ter conhecimento de onde e de quem pode colaborar com nossas propostas, idéias e na resolução de nossas dúvidas, que são progressivas, partindo-se do princípio da necessidade do conhecimento.
No ensino, assim como na prática, devemos preservar de forma ética, os princípios pessoais da família e do aluno, respeitando seus padrões culturais e religiosos; participando-lhes, no momento e de forma oportuna, todas as informações possíveis por nós concluídas e conhecidas; oferecendo-lhe o universo dos conhecimentos e das situações que possam conferir-lhes respostas coerentes nas resoluções do objetivo da educabilidade. E é importante lembrar que os nossos próprios padrões éticos e morais poderão interferir na atitude dos nossos alunos. Devemos ter consciência de que temos a obrigação de apoiá-los dentro do que lhes foi ensinado.
Várias são as formas didáticas para atingir este objetivo básico e, dentro desta expectativa, devemos recordar alguns aspectos primários dos modelos clássicos de educação.
A vivência prática do cotidiano pedagógico, associada às dificuldades que iniciam-se no primeiro contato da tríade aluno-família-professor com a percepção dos limites da formação profissional, vinculada aos problemas de interpretação do processo de aprendizado e do desenvolvimento neuromotor, dará ao professor uma condição de elaborar o melhor e mais apropriado modelo de ensino para cada aluno.