Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Amigos

Em textos anteriores enfatizamos a importante necessidade do inter-relacionamento entre a tríade ‘educador-aluno-família’, para obter as melhores informações vinculadas com a especificidade da aptidão e do melhor modelo educativo para o aluno. Embora haja um evidente alicerce na estrutura acima referida, há um pré-requisito que favorecerá as habilidades e o desenvolvimento do aluno, sob uma perspectiva correlacionada não só com sua idade cronológica, mas com a habilidade (desenvolvimento) neuromotora que relaciona-se com a educação em ambientes compartilhados, integrando ao conjunto seus relacionamentos de amizade.
O processo da inclusão visa também discutir os relacionamentos entre alunos pessoa comes de deficiências e não-pessoa comes de deficiências, os quais tem maior probabilidade de desenvolver aptidões sociais, que jamais teriam se convivessem com grupos de mesmas capacitações físicas e/ou intelectuais.
A proximidade física, juntamente com as interações sócio-educativas, promovem uma consciência e um respeito entre a diversidade dos comprometimentos, expressos por vários modelos de deficiência, que devem encorajar as amizades sem, entretanto, forçá-las. A comunidade da sala de aula conflui no processo de proporcionar uma sensação de ‘turma’, que atua no mesmo terreno com objetivos muito similares, sendo estes a educação e a alfabetização estabelecida pela auto-estima de cada um dos elementos envolvidos.
Prof. Dr. Zan Mustacchi