Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Transformando-se num ser sócio-sexual

A adolescência e início da idade adulta evocam cuidados especiais e desafios para os jovens. É o período de mudanças sociais e emocionais assim como desenvolvimento e maturação sexual. Isto acontece com todos os adolescentes. Mudanças físicas são geralmente dramáticas conforme estas crianças experimentam um crescimento abrupto e o despertar sexual. Encarando as tarefas de se tornar uma pessoa sócio-sexual, aprendendo a viver independentemente de suas famílias estes jovens em geral ainda precisam de proteção e liderança de sua unidade familiar. Assim, possíveis conflitos nascem do desejo por liberdade e independência e da necessidade de segurança acoplada a realidade da dependência.
As mudanças rápidas que ocorrem durante a adolescência durante o crescimento físico e na aparência querem dizer que os jovens devem desenvolver uma nova imagem de si mesmos e aprender a conviver com uma nova aparência física e novos impulsos biológicos.
Os mais desenvolvidos enfoques curriculares encorajam pais e profissionais a prover educação sexual cedo na vida da criança. É importante informar ao jovem a respeito das mudanças que ele ou ela devem esperar antes que elas ocorram.
Prof. Dr. Zan Mustacchi