Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

A sexualidade dos deficientes vista de frente

Caracterizar jovens com comprometimento e/ou deficiência como incapazes de aprender sobre aptidões sócio-sexuais é impróprio e não traz resultado algum. É mais adequado dizer que seu comprometimento intelectual meramente os isola de experiências comuns e do núcleo de informações que outros adolescentes sem retardo acumulam através de experiências incidentais. Em outras palavras, jovens com comprometimento intelectual são “como as outras pessoas” com relação à ocorrência do desenvolvimento sexual. É verdade que os estágios do desenvolvimento sócio-sexual podem ser brevemente retardados para eles, mas, como adolescentes, eles exibem as mesmas necessidades de sentir-se parte do grupo e de intimidade como os adolescentes “normais”. Eles tendem a imitar seus pares no estilo de suas roupas e modo de falar, e o comportamento deles é moldado por excitações internas associadas com a puberdade e por interações ambientais externas comuns. Porém, por causa do seu comprometimento intelectual e das restrições que podem ser impostas sobre eles, nem sempre experimentam a satisfação em grupo, festas, socialização pelo telefone, experiências na comunidade e todas as outras exposições interpessoais necessárias para aumentar seus conhecimentos e habilidades em relacionamentos sócio-sexuais. As conseqüências disso são o desenvolvimento inadequado e deficiente e ainda frequentes experiências interpessoais embaraçosas.
Irregularidades no desenvolvimento podem também levar à lacunas no amadurecimento que podem causar ansiedade adicional para o adolescente com comprometimento intelectual. Estas irregularidades podem surgir no nível físico como interferência no crescimento e desenvolvimento de características sexuais secundárias resultantes de um problema no coração, ou esterilização precoce ou um nascimento anormal. Num nível psicológico, irregularidade podem surgir como uma falta de uma imagem bem definida do corpo, conceito próprio insatisfatório, indiferença ao ambiente, privação sensorial e ambiental (especialmente para aqueles que são isolados), a inabilidade de variar o pensamento ou a falta de forte identidade pessoal.
Assim, parte dos problemas de ajustes para as pessoas com comprometimento intelectual podem relacionar-se com deficiências físicas ou psicológicas; todavia, um aspecto mais importante, se por nenhuma outra razão a não ser a sua inevitabilidade, é que estes jovens com comprometimento intelectual são tipicamente privados de oportunidades de experimentar atividades com outros adolescentes. Para reiterar, treinamento de habilidades sócio-sexuais é essencial para todos os jovens, mas especialmente crucial para jovens com deficiência. Isto porque estes últimos freqüentemente não tem oportunidades de adquirir esta consciência através dos canais típicos de socialização e eles não aprendem bem da forma incidental.
Prof. Dr. Zan Mustacchi