Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Como comportar-se

Comportamento efetivo sócio-sexual envolve a aplicação intrincada de habilidades motoras, cognitivas e afetivas que são cuidadosamente exibidas de acordo com as circunstâncias, o ambiente e a pessoa. Estas atitudes sociais consistem das seguintes habilidades e comportamentos:
Comportamentos motores não verbais (por exemplo: expressões faciais, gestos, aparência);
Comportamentos verbais (por exemplo: agradecer pessoas, “bater papo”, fazer perguntas apropriadas);
Comportamentos afetivos (por exemplo: expressar atitudes e sentimentos, responder de modo empático);
Habilidades sociais cognitivas (por exemplo: resolver problemas interpessoais, assumir papéis, pensar com empatia, reconhecer sinais sociais, entender normas sociais, articular uma seqüência de comportamentos e pensamentos).
Alguns discutem a irritação causada em membros da comunidade pela incompetência social daqueles com comprometimento intelectual. Em resultado da liderança destes programas de vida independente estão enfocando cada vez mais o treinamento de competência em habilidades sociais. Desde 1970, vários projetos de pesquisa de treinamentos de habilidades sociais tem incorporado jovens com comprometimento intelectual dentro de suas populações a serem “treinadas”. Os resultados mostram que embora “treinamentos” de habilidades sociais sejam tarefas extremamente complexas que envolvem uma combinação de habilidades não verbais, verbais, afetivas, cognitivas e motoras, é apesar disso possível ensinar estes comportamentos para pessoas com comprometimento intelectual. Tecnologias estão disponíveis para ensinar estas habilidades para populações com variadas expressões de comprometimento intelectual. Também é significativo que estas pesquisas indiquem que o melhor método de ensino parece incluir uma combinação de ensaio ativo, “feedback” dos pais e gerenciamento consistente de comportamento. Esta conclusão sustenta a tremenda necessidade da parceria entre pais e profissionais no ensino apropriado de habilidades sócio-sexuais.
Para jovens com comprometimento intelectual o método mais usado e mais bem sucedido consiste no uso de modos visuais de instrução, prática positiva (brincar de desempenhar um papel e ensaiar) e reforço de contingente.
Prof. Dr. Zan Mustacchi