Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo

Prof. Dr. Zan Mustacchi

Abordagem terapêutica do método HWTEARS (Handwriting without tears method) – por Dra. Fabiana Alencar (Terapêutica Ocupacional do CEPEC-SP).

Hwtears é um método criado pela terapeuta ocupacional norte-americana Jan Olsen, adotado pelos estados de Alabama, Califórnia, Geórgia, Idaho, Indiana, Kentucky, Novo México, Oklahoma, Carolina do Sul, Texas, Utah e Virginia, que apresenta como objetivo geral tornar a escrita um ato natural, acessível a todas as crianças.

Através de uma proposta de exploração multi-sensorial, Hwtears é baseado na seqüência do desenvolvimento neuropsicomotor, uma vez que parte de atividades mais simples para atividades mais complexas, segmenta atividades para adequá-las às necessidades de cada criança e se estrutura a partir das aquisições da criança em atividade.

Prioriza o desenvolvimento de hábitos adequados de escrita desde o princípio. A criança aprende a utilizar-se corretamente da postura, controle e movimentos, percepção, memória, coordenação motora fina e habilidades viso-motoras.

Estimula a realização de atividades prévias à utilização de lápis e papel, utilizando-se de materiais simples como madeira, cartolina, água, esponja, lousa, giz e espuma, que são facilmente adequáveis às mais diferentes realidades.

Para maiores informações, entrar em contato com:

Dra. Fabiana Alencar – Terapeuta Ocupacional – CREFITO 5786-TO
Habilitada no método HWTears em Atlanta-GA/USA.