TV Brasil Programa Especial – Desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down

A repórter Fernanda Honorato entrevista o geneticista Zan Mustacchi, em São Paulo. O médico esclarece algumas dúvidas relacionadas à síndrome de Down, como a questão da infertilidade nos homens: “eles são mais inférteis. Entretanto, isso não exclui a possibilidade de ter filhos. Portanto, um homem com síndrome de Down pode ter filhos, sim, apesar de ser mais difícil.”
A curitibana Camila, de 12 anos, foi premiada num concurso nacional de redação infantil e tem síndrome de Down. A mãe, Liziane, conta que a filha já revelava vocação desde pequena. “Ela sempre teve essa identificação com os livros e isso foi sendo estimulado ao longo do tempo porque a leitura era necessária para o aprendizado dela”, explica Liziane.
A Associação Reviver Down, em Curitiba, reúne pais de pessoas com síndrome de Down e tem objetiva ajudar famílias de crianças com síndrome de Down. A partir daí, foi criado o Grupo Nascer-Down, que leva informação e acolhimento aos pais já no leito hospitalar. De acordo com a vice-presidente da Associação Reviver Down, Noêmia Cavalheiro, “é muito importante que a mãe e o pai recebam esse suporte, isso vai fazer muita diferença. A família já sai da maternidade com esperança.”
Raimundo Cardoso de Almeida tem 69 anos e mora com o irmão e a cunhada. Segundo o Ranking Brasil, ele é o segundo homem mais velho com síndrome de Down no país. Gleicilene Freitas, sobrinha dele,  revela o segredo dessa longevidade.